Resumo feito por minha aluna Alessandra França Reis
(sujeito a críticas e sugestões para melhorias)
Em
“Dominando a Dinâmica da Inovação”, James M. Utterback oferece meios práticos
para o caminho da inovação, explorando a fundo a história, por meio de exemplos
e estudos de caso, como o da máquina de escrever, do vidro, da lâmpada
fluorescente, do gelo, entre outros. O autor trata da inovação em seu modo mais
radical, caracterizada pela quebra
de paradigmas e da ruptura de conceitos conhecida, portanto, como inovação de
ruptura. Através da observação contínua, foi possível verificar padrões
da inovação, analisar o papel da mesma dentro da empresa, a forma como ela
entra e qual é a reação do mercado a essa inovação.
Segundo o autor, a inovação é um modelo dinâmico moldado, principalmente, por três variáveis, sendo elas:
1.
O produto inovador e sua evolução
obtida através da somatória de conhecimentos adquiridos ao longo do tempo.
Como por exemplo, no caso da máquina de escrever, que teve sua origem em
modelos e produtos existentes, mas usou destes elementos de maneira criativa,
em conjunto com outros novos, de forma a criar um produto inovador. E a partir
dela, novos produtos foram sendo criados até chegarmos aos computadores atuais.
2.
A reação do mercado, aceitação ou
rejeição do produto, demanda de melhorias e adaptações. Como, ainda no exemplo da máquina
de escrever, no qual após seu lançamento, diversas adaptações foram feitas para
agradar o cliente, como mudanças no teclado (disposição das teclas e opção de
letras maiúsculas e minúsculas), mudança na disposição da folha (os clientes
gostariam de poder visualizar o que escreviam ao mesmo tempo em que digitavam),
além de alterações no design.
3.
As empresas concorrentes, com ações
para atendimento das demandas, uma vez que a partir que o produto se torna um projeto
dominante, é necessário tomar ações para que sua empresa atenda a demanda dos
clientes, fazendo alterações no processo de fabricação, de transporte, etc.
Todo esse processo de inovação é dividido em três fases:
Todo esse processo de inovação é dividido em três fases:
·
Fluida: Caracterizada pelo grande volume de
mudanças e pelo seu grande grau de incerteza. Destacam como principais
características desta fase a valorização do empreendedorismo, uso de mão de
obra super qualificada, processos ineficientes e altíssima taxa de mudança no
produto para seu aperfeiçoamento.
·
Transição:
a inovação é aceita, o mercado cresce. A concorrência passa a se concentrar na
fabricação de produtos para usuários mais específicos à medida que as
necessidades do mercado se tornam mais claras. Nesta fase, o número de
inovações em produto decresce consideravelmente e as inovações de processo
passam pelo seu auge, na busca do melhor processo tecnológico para obtenção do
produto com maior qualidade e menor custo.
·
Específica:
relação qualidade-custo se torna a base da concorrência. Esta fase é
caracterizada pelo grau de definição e especificidade dos produtos. Os vínculos
entre produto e processo se tornam muito estreitos e qualquer mudança em ambos
se torna complicada e cara, já que exigirá alteração correspondente no outro.
Para Utterback, apenas uma inovação radical tem o poder de liberar uma empresa
que se estabelece em uma etapa específica. O risco que se delineia desta
constatação é o marco de “fim do caminho” para as empresas que se acomodarem em
seus produtos e processos, sem se preocupar com os movimentos do mercado.
Sendo assim, “Dominando a Dinâmica da Inovação” se torna um livro essencial para o meio acadêmico e para o meio empresarial, pois além de permitir que os leitores dominem mais profundamente questões da inovação, o livro é também um guia para implementação de estratégias de inovação que assegurem o sucesso da empresa. O autor ressalta a importância de se estar inovando no atual mercado competitivo, mas enfoca ainda o valor de se saber inovar, uma vez que a mudança pode ser uma grande força para quem a domina, mas pode significar o fracasso para aqueles que não sabem administrá-la.
Sendo assim, “Dominando a Dinâmica da Inovação” se torna um livro essencial para o meio acadêmico e para o meio empresarial, pois além de permitir que os leitores dominem mais profundamente questões da inovação, o livro é também um guia para implementação de estratégias de inovação que assegurem o sucesso da empresa. O autor ressalta a importância de se estar inovando no atual mercado competitivo, mas enfoca ainda o valor de se saber inovar, uma vez que a mudança pode ser uma grande força para quem a domina, mas pode significar o fracasso para aqueles que não sabem administrá-la.
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